Documento sem título
 
Dentre as atividades humanas, as explorações agrícola, florestal e pecuária estão incluídas entre aquelas com maior afetação econômica, social e ambiental. Para assegurar a sustentabilidade da atividade agrícola, algumas ações inovaram o conceito de agricultura sustentável, dentre elas a Certificação Agrícola.

A Certificação Agrícola é, sem dúvida, uma das estratégias de maior força e eficiência atualmente aplicadas. Trata-se de um instrumento de cunho econômico, ambiental e social, englobando exigências do mercado consumidor e criando produtos diferenciados tanto em termos de aceitação como de preço, diferenciando produtos e produtores.

No processo de avaliação e certificação, a propriedade rural ou o produto nela produzido devem ser avaliados dentro de padrões estabelecidos com base em informações científicas sólidas e isentas de qualquer critério ideológico. A sustentabilidade do agroecossistema, o bem-estar do trabalhador rural, sua inserção social e a saúde da população humana e animal devem ser princípios norteadores da certificação.

Pensando nesses princípios, José Carlos Grossi, desde 2005, aderiu à Certificação Agrícola. Na sua visão, são essenciais para uma boa agricultura as práticas conservacionistas, a manutenção da reserva legal de vegetação nativa, as boas condições de trabalho nas fazendas e a proteção de mananciais e margens de corpos hídricos.

Nas fazendas que auferiram as certificações UTZ Certified e Rainforest Alliance, o manejo da lavoura é feito seguindo à risca os procedimentos estabelecidos pelas certificadoras, respeitando cada critério contido no manual de normas sustentáveis. Em todas as auditorias já realizadas as fazendas receberam notas elevadas, denotando o compromisso com as boas práticas agrícolas e sociais.

O objetivo do Programa de Certificação Agrícola nas fazendas de José Carlos Grossi é reconhecer e estimular a agricultura responsável, garantindo o cumprimento de aspectos sociais, ambientais e econômicos nas propriedades, unindo, assim, a adequação dos sistemas de produção com a proteção da biodiversidade e com a melhoria socioeconômica não somente nas fazendas, mas também nas regiões onde elas estão inseridas. Enfim, a certificação ajuda na busca do equilíbrio entre a atividade agrícola e a conservação socioambiental.
Fazenda Luciana
Documento sem título


QUEM SOMOS
HISTÓRIA
CERTIFICAÇÕES
PRESENÇA GLOBAL


PROCESSO
PERFIL


CERTIFICAÇÕES AGRÍCOLAS
PROJETOS SOCIAIS
PROJETOS AMBIENTAIS

CLIPPING
FOTOS
VÍDEOS


Todos os direitos reservados Copyrigth © 2013
Alto Cafezal Comércio Importação e Exportação Ltda.
Desenvolvido por:
Portfólio